A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, através da plataforma JEMS3 da SBC. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês e devem ser submetidos somente no formato PDF, devendo seguir o modelo da SBC para publicação de artigos, disponível no Portal da SBC. Os artigos a serem submetidos ao WTICG devem representar trabalhos com conteúdo inédito. Não é permitida a submissão de artigos que estejam em processo de revisão ou que já tenham sido publicados em outras conferências ou revistas.
- Trabalhos Completos: até 10 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências.
- Trabalhos em Andamento: até 5 páginas de conteúdo principal sem contar páginas adicionais com anexos (de leitura não obrigatória para avaliação do trabalho) e referências.
O limite de páginas se aplica tanto para a versão submetida para avaliação como para a versão final dos artigos aceitos.
O conteúdo principal inclui, além das seções do corpo, o título, a autoria (apenas na versão final), a filiação (apenas na versão final), o resumo e o abstract.
Os anexos visam dar informações adicionais sobre os temas apresentados, mas não deve ser necessária a leitura dos mesmos para a compreensão e avaliação do conteúdo principal. Espera-se que tais anexos não ultrapassem 40% do volume do conteúdo principal.
Os limites de páginas acima deverão ser rigorosamente seguidos pelos autores, sob pena de rejeição antecipada, sem avaliação do conteúdo.
O texto do trabalho deve estar totalmente anonimizado, evitando qualquer menção de autoria, ainda que indiretamente via referências (por exemplo), já que o processo de revisão será duplamente cego (autores e revisores anônimos).
Uma comissão de avaliação escolherá os melhores dentre os trabalhos completos e dentre os em andamento apresentados no evento por estudantes ou recém-graduados, que serão destacados no evento.
Além disso, os autores dos cinco melhores trabalhos do WTICG serão convidados a submeter uma versão estendida de seus artigos para uma coletânea especial a ser publicada na Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (REIC).
Como ocorreu nas últimas edições, o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação irá permitir que autores submetam (opcionalmente) artefatos relacionados ao artigo submetido, podendo tais artefatos serem software, dados, documentação complementar, resultados brutos, provas de conceito, modelos, avaliações detalhadas, benchmarks, etc.
O artefato será submetido com o artigo e avaliado por um comitê específico, que irá atribuir os selos de Artefatos Disponíveis (SeloD), Artefatos Funcionais (SeloF), Artefatos Sustentáveis (SeloS) e Experimentos Reprodutíveis (SeloR).
O artefato é um recurso essencial para os trabalhos de pesquisa e a qualidade dele é tão importante quanto a do próprio artigo científico.
O processo de avaliação de artefatos vai ter como base o processo de avaliação realizado por conferências renomadas como USENIX, CoNEXT, SIGCOMM e EuroSys. Para os autores que desejam submeter um artefato, é fundamental a leitura das descrições dos selos disponíveis, bem como da descrição do que é esperado de um artefato.
As instruções e os requisitos para apresentação dos artefatos estão disponíveis em no link – a submissão de artefatos é opcional e ocorrerá após a notificação dos trabalhos aceitos (no mesmo período da submissão da versão final).